Acontece
Seu patrimônio pode entrar no Game Trilha Cultural!

Você já parou para pensar por que alguns objetos, monumentos ou práticas são tombados como Patrimônio Cultural e outros não? Esse é um dos questionamentos que o curso Aprendendo com Arte faz ao longo do módulo Patrimônio Cultural e Percursos Formativos.

Foi para esse módulo que o projeto desenvolveu o game Trilha Cultural, que propõe a construção de conexões entre diversos elementos – naturais, sociais, culturais, artísticos etc. Cada elemento é identificado no jogo com um “selo”. A combinação de diferentes selos resulta em um Patrimônio, material ou imaterial. (Por exemplo, o selo para Ritual + o selo para Dança = Bumba meu Boi.) Os Patrimônios conquistados pelo jogador aparecem na forma de um cartão postal, com a imagem e informações sobre o patrimônio tombado pelo IPHAN.

Em 2017 o aplicativo Trilha Cultural passou por aprimoramentos, com mais selos e novas possibilidades de combinações. Além disso, agora o jogo é mais interativo e o próprio jogador pode contribuir com o conteúdo, adicionando novos patrimônios que estejam dentro de seu contexto regional e cultural.

Na versão atualizada do jogo, o usuário também pode compartilhar os cartões postais criados através das redes sociais, divulgando um pouco da diversidade cultural brasileira pelo olhar de cada um. O aplicativo está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store.

@

Não ativo recentemente