Acontece
Encontros presenciais em Diadema e Carapicuíba abordam a Metodologia de Projetos

Metodologia de projetos na prática escolar. Esse foi o tema do quinto encontro presencial do curso Aprendendo com Arte. Os grupos de professores se reuniram com as formadoras Camila Lia, em Diadema, Julli Pop e Mariane Abakerli, em Carapicuíba, para conversarem com a palestrante Anamélia Bueno Buoro sobre como a construção de uma metodologia viabiliza um trabalho mais integrado entre as disciplinas.

Anamélia Bueno Buoro é doutora em Comunicação e Semiótica e uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o ensino da Arte. Em um diálogo muito próximo dos professores, ela discutiu como pensar a elaboração de projetos, não só em Arte, mas também interdisciplinarmente, por meio de uma estrutura que parta da apresentação de um tema, para que depois se pense na proposição de questões, construção de possíveis respostas, pesquisa e conclusão do trabalho. Na escola, essa proposta ainda pode ser estendida para que os alunos montem apresentações sobre o trabalho desenvolvido.

“Há muitos livros publicados sobre Metodologia de Projetos, mas eu percebo que vários educadores têm dificuldade em apresentá-la em sala de aula”, comenta Anamélia. “Os modelos de trabalho dos professores com apostila dá uma certa segurança, então mudar para este método é bastante desafiador. Além disso, muitas vezes eles não conseguem trabalhar um tema qualquer da atualidade em projetos da aula de artes”.

Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro foram usados como um possível tema de projeto. Uma leitura coletiva conduzida pela palestrante sobre imagens fotográficas de qualidade artística dos atletas e das arenas de competição promoveram contato com conteúdos da Arte como aspectos plásticos e formais – cores, linhas, composição e movimento – que serviram como mote para uma proposta de criação. Com uso de materiais artísticos diversos, como papéis coloridos, os professores geraram trabalhos bi e tridimensionais que, ao final do encontro, foram expostos e apreciados.

@

Não ativo recentemente